MOLLY MOLLY BOOM BOOM
Em Salvador Bahia de Todos os Santos aprendi a derramar cerveja pelo chão. Começaram por me dizer que era por estar quente mas depois explicaram que era para o Santo. Assim seja e é no que me diz respeito nas rulotes da Catedral onde muitos entre nós já sentiram em noites de glória o Terceiro Anel subir até ao Céu e sermos elevados em triunfo até sempre mais alto.
Voltando ao chão. O princípio da ascensão é a queda. A ascensão não começa quando levantamos a cabeça da mesa onde a deitamos em papel molhado ou pensamos nos pés para que nos ajudem a levantar e se mantenham mais ou menos firmes.
A ascensão começa antes quando não podemos impedir cabeça e corpo de caírem : mas não pela última vez nunca pela última vez. Há tempo para mais uma cerveja no Inferno e mais uma até ser evidente que não é de Inferno que se trata muito pelo contrário.
Amor e sexo são palavras muito usadas para as pessoas falarem de coisas que sentem ou fazem ou sentem enquanto fazem ou fazem enquanto sentem ou nem sabem se fazem ou sentem. Segundo a lógica mais imbatível é impossível descrever ou partilhar um sentimento o que não é impedimento mas sim mais uma razão para estarmos juntos andando ficando ou sendo caso se for esse o caso.
As obras de arte são coisas especiais porque existem sem ser explicadas, em bom rigor existem de qualquer maneira mas nem todas têm o privilégio de assim existirem: de qualquer maneira. De qualquer maneira é uma maneira ainda mais especial de uma obra de arte existir.
É a maneira oposta às maneiras das noções de modernismo que infetaram a historiografia da arte do século XX – de modo caricato em Portugal – em deplorável conluio com o etnocentrismo euro-norte-americano filho dos colonialismos europeus e ainda mais deplorável cumplicidade com os terrorismos socialfascistas ( ditos comunismo ) ao serviço dos imperialismos russo ou chinês. Para alguns comentadores pretensiosos ( entre os quais Theodor Adorno será talvez o mais ridículo ) havia coisas que os artistas não deviam fazer e outras que salvo melhor entendimento deveriam fazer.
Em todo o caso para quem goste de pintura-pintura e escultura-escultura importará notar que nesta exposição só há pinturas e esculturas, moder- nas e contemporâneas. Mas não parece não é? That’s the point.
O que vejo nos trabalhos dos artistas de que mais gosto – como é o caso de Tiago Alexandre – é neles fazerem o que com a sua vida fazem sem promoções desculpas ou descontos. Isto assim feito, para mim, também faz parte da minha vida. Afinal não se sabe se há muito mais que isto, vida.
Resumindo : fazer de qualquer maneira é não seguir preceitos, formalis- mos, protocolos ou issues de ideologias corruptas ou conjunturais ; é fazer da única maneira possível para uma única pessoa, artista.
Ok Back to Black e gosto de John Denver mas hoje é noite de inauguração e gostaria de convidar Ivete Sangalo.
“O povo do Gueto mandou avisar que vai rolar a festa, vai rolar”.
Olha ali um coração cor de rosa derretido em vórtice espiral vulcão a subir a descer de pernas no ar a explodir a abanar.
“Macetando Macetando / Macetando Macetando / De ladinho, coraçãozinho / manda beijinho pa quem tá filmando”.